Cada vez mais sabemos da necessidade de ter alguns cuidados importantes quando se navega pela Internet. A escola pode fazer muito para alertar e criar boas práticas, mas são sem dúvida as famílias que devem estar atentas aos comportamentos que as suas crianças e jovens desenvolvem em casa.
Habitualmente estranhamos a maioria das fotos que são publicadas nas redes sociais, nomeadamente o hi5 e o Facebook: adolescentes e pré-adolescentes expõem-se em poses sensuais, por vezes em reduzidos fatos de banho, indicando quase tudo sobre a sua identidade - nome, escola que frequentam, morada, endereço de email e até contacto telefónico - tornando-se assim presa fácil para qualquer predador.
Desde há anos que no nosso país existem diversas organizações que lutam por um usufruto esclarecido e saudável da Internet. São elas, pelo menos, a SEGURANET, o DADUS, MIÚDOS SEGUROS NA NET e LINHA ALERTA.
Este ano, e para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, dia 9 de Fevereiro, o SeguraNet propõe que os professores, desenvolvam com os seus alunos, actividades em sala de aula e/ou no Centro de Recursos.
As actividades decorrerão durante a semana de 8 a 12 de Fevereiro, com especial incidência no dia 9, envolvendo o maior número de alunos e professores possível, para que neste(s) dia(s), as questões da literacia digital e da segurança na Internet, sejam debatidas pela comunidade escolar.
As Actividades apresentam-se suportadas por um Guião de Exploração passo-a-passo, tendo como ponto de partida a análise e reflexão em torno de seis ALERTAS.
Estes ALERTAS (ilustrações acompanhadas por texto) colocam os alunos perante situações reais que ocorrem com alguma frequência, quando usam o computador e a Internet. Os alunos deverão, depois de reflectir, responder à questão: O que farias?
Pretende-se desta forma, fomentar o sentido crítico e a utilização segura e esclarecida da Internet, de forma a fazer jus ao lema do SeguraNet: Tu decides por onde vais.
A proposta de actividades e os recursos podem ser consultados aqui.
O SeguraNet é um projecto da responsabilidade da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, constituindo-se como parte integrante do consórcio Internet Segura, que decorre no âmbito do programa europeu Safer Internet Plus.
Sem comentários:
Enviar um comentário